Carros elétricos no Brasil. Você já conhece?

Blog Home >Mobilidade > Carros elétricos no Brasil. Você já conhece?
10 de dezembro de 2021 por Localiza SeminovosConteúdo atualizado em 5 de abril de 2024 por Localiza Seminovos

Veja os modelos disponíveis no país e o quanto eles estão fazendo sucesso por aqui.

Nos acostumamos a ver nos filmes futurísticos das décadas de 1990 e 2000, carros voadores como a maior tecnologia a ser esperada para o setor. Mas quando você pensa sobre o futuro dos carros, o que te vem à cabeça?

Os carros voadores ainda não são uma realidade, mas o futuro da mobilidade chegou muito mais rápido do que todos esperavam. E a boa notícia é que ele é sustentável, algo que temos como propósito aqui na Localiza.

Os carros elétricos são aqueles movidos apenas à eletricidade, diferente dos híbridos, que podem contar com também com motores à combustão. Eles podem ser recarregados em pontos exclusivos para este fim, com o sistema Wallbox, que é um carregador vendido pelas próprias marcas ou, até mesmo, na tomada, em casa.

Eles ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas, principalmente em 2021, houve um crescimento acima do esperado. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, entre janeiro e outubro deste ano, foram emplacados cerca de 1.800 carros elétricos no Brasil. Apesar do número parecer pequeno em relação ao total de veículos, ele é 125% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

E a tendência é que os carros elétricos se tornem cada vez mais comuns, já que as montadoras estão investindo na área, trazendo novidades e oferecendo preços mais acessíveis e atrativos.

Você mesmo já deve ter visto nas ruas um modelo mais diferente, moderno. E, quem sabe, parou ao lado de um carro elétrico na base de recarga, nos estacionamentos dos shoppings, por exemplo.

O fato é que a próxima geração já estará habituada a eles e, provavelmente, você ainda deverá ter um!

Modelos elétricos

Conheça alguns dos modelos de carros elétricos no Brasil e suas características:

  • JAC E-JS1: 62 cv de potência, autonomia de 302 km e recarga entre 40 min (rápida) a 10h.
  • JAC iEV40: Tem 130 cv de potência, 300 km de autonomia e carrega entre 53 min (rápida) até 22h.
  • Renault Zoe E-Tech: Tem 135 cv de potência e promete autonomia de 385 km. Sua recarga pode levar de 1h05, de forma rápida, a 6h54.
  • Fiat 500e: 118 cv de potência, 320 km de autonomia e recarga entre 52 min (rápida) e 29h.
  • Mini Cooper S E: Tem 184 cv de potência. Sua autonomia é de 234 km e o tempo de recarga rápida de 29min, até 12h para a carga completa.
  • Peugeot e208 GT: Tem 136 cv de potência e autonomia de 340 km.
  • Nissan Leaf: Tem 149 cv de potência, autonomia de 272 km e o tempo de recarga é de 40 min (rápida) a 8h (100%).
  • BMW i3: Tem 170 cv de potência e 335 km de autonomia. A recarga rápida é em 39 minutos, a completa em até 10h.v
  • Caoa Chery Arrizo 5e: 122 cv, autonomia de 322 km e recarga rápida completa em até 22h.
  • Chevrolet Bolt: 203 cv de potência, 416 km de autonomia e tempo de recarga na média de 10h.
  • Volvo XC40 Recharge Pure Eletric: Tem 413 cv de potência e 418 km de autonomia. A recarga rápida pode ser de 40min, e a completa, 8h.

Vantagens dos carros elétricos

São menos poluentes

O principal benefício do carro elétrico é que ele é movido à eletricidade e não a combustíveis fósseis. Por isso, seu uso é muito mais sustentável, porque ele não emite tantos poluentes.

Se comparado a um carro comum, a redução da emissão de CO2 é de aproximadamente 30% nos carros elétricos. O único momento em que o carro elétrico emite poluentes é durante a sua fabricação.

Têm manutenção mais barata

Ele também não terá peças que podem apresentar mais problemas, como o sistema de abastecimento e do tanque. Ele é mais simples e seus componentes duram mais. O planeta e o bolso agradecem, não acha?!

Menor custo por quilômetro rodado

Coloque no papel: o gasto com a energia elétrica da sua casa ao carregar um carro elétrico poderá ser menor do que o que se gasta no posto de combustíveis.

O que ainda precisa melhorar

Entretanto, para que o cenário de cada vez mais carros elétricos no Brasil seja uma realidade, é preciso reduzir os preços, aumentar a autonomia e a oferta de pontos de recarga pelas ruas e estradas do país. Outro ponto de atenção é o tempo de espera para a recarga completa do carro.

E aí, quando será que esses carros elétricos vão conquistar de vez as ruas? Até lá, você já pode ir pensando em modelos mais econômicos e menos poluentes, o que acha? Faça uma visita a uma de nossas lojas e conheça o seu próximo carro!

Post anterior
Quais as principais placas de trânsito? Conheça tipos e significados
Próximo post
Lista: conheça os carros mais vendidos de 2021 no Brasil