Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​Álcool ou Gasolina: aprenda como calcular qual é o combustível mais vantajoso ​

​​​​​​​​​Conheça as principais vantagens e desvantagens dos dois combustíveis.

​​Bomba no posto de gasolina para abastecer com gasolina ou álcool
Para quem vai comprar um carro e ainda não sabe qual tipo de motor escolher, uma dica é conhecer os pontos positivos e negativos do álcool (etanol) e da gasolina. Confira as diferenças entre eles, desde curiosidades, origens, consumo e custos envolvidos. Descubra também, como calcular a opção mais vantajosa para o seu bolso e quais os carros econômicos disponíveis na Localiza Seminovos!​​​

Entenda a diferença entre álcool x gasolina


O álcool é um combustível renovável e ecologicamente correto. Produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar e outras fontes vegetais, seu preço é mais barato do que a gasolina. Em contrapartida, seu consumo é maior, pois a combustão no motor acontece mais rapidamente. E, falando em potência, se antigamente era preciso esquentar o motor dos carros movidos a álcool em dias frios, o etanol conta hoje com uma grande aliada: a injeção eletrônica. Desenvolvida para facilitar a vida dos motoristas, é um sistema que alimenta e gerencia eletronicamente um motor a combustão, permitindo que ele receba somente a quantidade necessária de combustível, proporcionando uma mistura estequiométrica (combustível e ar) mais eficaz em várias faixas de rotação.

Já ao contrário do álcool, a gasolina tem origem no refinamento do petróleo e é uma fonte esgotável, que sofre diariamente o impacto de oscilações econômicas. Em termos de consumo, é um combustível que precisa de uma potência menor do motor e, consequentemente, um tempo de combustão mais longo. Com isso, o carro desenvolve mais potência e velocidade utilizando menos combustível. 

​​Refinamento de petróleo para gasolina
calcular_combustivel2.jpg

​Como calcular o combustível mais vantajoso


Como o etanol precisa ser queimado cerca de 30% mais que a gasolina para alcançar o mesmo desempenho, o preço precisa ser 30% menor.
Para saber qual é a opção mais econômica, faça um cálculo simples: 
Preço do litro do álcool / preço do litro da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, abastecer com álcool é a opção mais econômica. Se for maior, a gasolina é mais vantajosa. 

Exemplo: Se o álcool custa R$2,69 e a gasolina R$3,99, o resultado da divisão do 1º pelo 2º é 0,67 (menor que 0,7). Nesse caso, é mais vantajoso abastecer com álcool. Vale lembrar que isso pode variar de carro para carro, de acordo com as regulagens necessárias. 



​​​Carros flex e motores econômicos

​​Para g​arantir economia, independente da escolha do combustível, vale a pena conhecer as vantagens dos carros com motor flex. Também chamado de motor bicombustível, eles funcionam tanto com álcool como com gasolina.

Já os veículos econômicos são os queridinhos dos brasileiros. Ou seja, aqueles com motor 1.0 conhecidos por oferecer preços mais acessíveis e maior economia de combustível.

​Está esperando o que para comprar o seu carro aqui na Localiza Seminovos? São várias marcas e modelos​, encontre já o seu!​​