Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

Luzes do painel do carro: o que significam?​​​

Confira o que cada símbolo do painel representa e o que é preciso fazer quando os alertas acendem​​

luzes do painel do carro.jpg

O significado das luzes do painel do carro é o mesmo para todos os modelos – são avisos sobre o que o condutor está fazendo ou alertas relacionados às condições do motor. Conhecidas como luzes-espia, são obrigatórias de fábrica e os ícones costumam seguir o mesmo padrão em modelos e marcas diferentes. 

Algumas das luzes-espia são azuis ou verdes – como as de farol de neblina ou da seta de curva e ultrapassagem. Já as amarelas e vermelhas simbolizam avisos importantes e que exigem algumas soluções imediatas. 

Portanto, prestar atenção nos símbolos é fundamental para cuidar bem do motor do carro e dirigir com segurança​

E para ajudá-lo nessa, preparamos este pequeno guia com o significado das principais luzes do painel. Confira!


Luz da injeção eletrônica acesa: mais combustível e mais poluentes


Luz da injeção piscando ou que permanece acesa depois de dar a partida, significa problemas no sistema – provavelmente, há alguma falha na dosagem de combustível enviada ao motor. Além de soltar muito mais fumaça e potencialmente prejudicar outras peças, as falhas na injeção aumentam o consumo de combustível do carro. 

Inclusive, a causa do problema costuma ser a própria gasolina, álcool ou diesel de má qualidade. Mas se ele persiste mesmo com abastecimento em postos de confiança, a dica é levar o veículo ao mecânico.  


Luz da bateria acesa: o problema é com ela ou com o alternador​


trocar bateria do carro.jpg

Alguns segundos depois de ligar o carro, a luz da bateria no painel deve apagar. Se a luz permanecer acesa, significa que a bateria está com pouca carga – o que pode ser dois problemas. 

O primeiro é a própria peça. Ou foi usada em excesso para uma função secundária, ou, sua vida útil está acabando – então, chegou a hora de trocar a bateria do carro.

O segundo problema, um pouco mais grave, é o alternador.  Ele é responsável por recarregar a bateria enquanto o carro está em movimento. Logo, se não estiver funcionando, ela não é recarregada e a luz-espia avisa. 

É importante resolver essa situação, para que você não fique na mão, já que a bateria é responsável por ligar o carro. Caso a bateria já tenha um bom tempo de uso, você pode simplesmente trocá-la. Mas, se a luz permanece acesa a dica é ira até uma oficina mecânica de sua confiança. 


Luz do óleo do motor acesa: está faltando e é melhor parar o carro


Quando a luz do óleo acender, pare o carro. Isso, porque o indicador aceso simboliza quantidade insuficiente de lubrificante entre as peças. Essa falta pode ser causada por pouca pressão na bomba de óleo, vazamento ou sujeira. 

Continuar dirigindo mesmo com pouco óleo pode fundir o motor, uma vez que o lubrificante é responsável pelo deslizamento suave entre as peças. Em outras palavras, sem óleo, elas sofrem atrito e esquentam até causar uma grande pane no motor – que vai parar. 

Portanto, se a luz do óleo acender no painel, o melhor a fazer é desligar o carro e chamar um serviço mecânico. Uma dica interessante para evitar o problema é manter as manutenções preventivas em dia, que incluem verificação do nível e troca de óleo. 



Luz do freio acesa: pode ser o estacionamento ou o fluido


O freio é representado por dois ícones diferentes – o ponto de exclamação ou a letra P. Alguns veículos têm as duas luzes e outros tem apenas uma delas, varia de acordo com o modelo e a marca. 

Mas de um modo geral, o ponto de exclamação costuma ser a luz do freio de estacionamento, e fica acesa quando o freio de mão está engatado – é só um aviso. Se está solto, a luz do painel não acende.

Nos carros que só há um símbolo (geralmente o ponto de exclamação), basta prestar atenção no momento em que ele fica aceso. Se ao desengatar o freio de mão a luz permanecer, o problema é no fluido e precisa ser consertado. 


Luz do sistema de arrefecimento acesa: o motor está quente, desligue-o 


Parecendo um barco à vela, o símbolo também é chamado de termômetro e mede a temperatura do carro, funcionando em níveis: quando chegar no último ou o símbolo acender, significa que o motor está muito quente.

Nesse caso, pode haver problemas nas mangueiras, no radiador, na válvula termostática ou em outros componentes do sistema de arrefecimento. Desligue o carro para não fundir o motor, espere ele esfriar e visite seu mecânico.


Luz do tanque acesa: está na h​​​ora de abastecer​


luz do tanque acesa.jpg


Se a luz que representa um tanque de combustível acendeu, é porque seu carro já está se alimentando com o combustível reserva. Ou seja, o tanque está quase vazio. A solução é simples: abastecer. 

Agora, se o consumo estiver muito alto e o tanque fica na reserva mais rápido do que deveria, pode haver outro problema e vale a pena conferir em uma oficina de confiança. 

Como evitar problemas no motor?


Para diminuir as chances de ver as luzes que representam problema acenderem, a dica é fazer a manutenção preventiva do seu carro. Dessa forma, o seu carro fica bem cuidado e a qualidade de performance é mantida. 

Isso acontece, porque as revisões periódicas avaliam todos os sistemas e substituem peças desgastadas no tempo certo – ou seja, antes que sua vida útil chegue ao fim. Na Localiza Seminovos, por exemplo, todos os carros estão com manutenção preventiva em dia. 

Portanto, se você quer ver menos luzes de problemas acesas em seu painel, vale a pena cuidar bem do motor com as revisões e comprar carros em lojas de confiança. 

Está em dúvida de qual carro seminovo escolher para sua próxima compra?