Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

Película automotiva: qual escolher e cuidados a se tomar

Tem quem opte pela película automotiva em função do calor, tem que opte em função da estética, segurança ou privacidade. Independente do seu objetivo, as películas existentes no mercado podem ser uma solução para os seus problemas.
São várias as opções de marcas e modelos de películas automotivas, e há uma legislação que regula o uso desse acessório.

Entenda quais as opções disponíveis no mercado, quais modelos atendem à lei e saiba quais cuidados devem ser tomados.

pelicula automotiva permitida pelo detranpelícula automotiva permitida

Tipos de película

Existem películas de escurecimento, de antivandalismo e espelhadas, sendo que algumas delas podem cumprir a missão de escurecimento e antivandalismo ao mesmo tempo. Entenda melhor sobre cada uma delas:

  • Escurecimento: como o próprio nome diz, essa opção de película tem a função de escurecer e de reduzir o calor, aumentando a privacidade e a segurança do motorista e passageiros. Há algumas mais básicas, que somente escurecem, e outras que também protegem dos raios UV.
  • Antivandalismo: criada para aumentar a sua segurança. Se baterem com força no vidro do seu carro, a película promete que o vidro não estraçalhará, evitando que o motorista se machuque com os cacos de vidro. Mas cuidado com isso! No caso de um assalto, é melhor não reagir, afinal, essa película não vale como uma blindagem do carro.
  • Espelhada: essa película automotiva é proibida por lei, independente da cor. Quem opta por colocá-la, geralmente o faz por estética. O problema é que ela reflete tudo, atrapalhando a visibilidade dos outros e do próprio motorista.

Espessuras e porcentagens

Há diversas espessuras, mas não há uma melhor que a outra. Tudo vai depender da sua necessidade e do modelo do seu carro. O ideal é ir em um local de confiança e ser aconselhado por um profissional. A película mais comumente aplicada possui espessura de 0,1 mm.

Qualquer que seja, a película possui também uma porcentagem de transparência. As mais vendidas são a G5, G20 e G35, na matriz de preto. A G20, de transparência intermediária, já ultrapassa o permitido na regulamentação. Logo, a G5, mais escura, também é proibida por lei.

Película automotiva permitida pela lei

De uns tempos para cá, foi estabelecida uma lei que controla as películas automotivas, com regulamentação do CONTRAN.

Como já foi dito, a espelhada, a G5 e a G20 são proibidas. Além disso, é importante entender as porcentagens permitidas, até porque cada vidro admite uma diferente.

O mínimo de transparência nos vidros deve ser:

  • 75% no para-brisa
  • 70% nas janelas das portas dianteiras
  • 28% nos demais vidros

Caso os vidros do carro apresentem uma porcentagem inadequada, o motorista será autuado, recebendo 5 pontos na carteira. Essa é uma infração grave e leva à retenção do veículo para a regularização (a película deverá ser removida).

No geral, pode-se dizer que tudo o que compromete a segurança do próprio veículo e dos demais à volta é proibido. Por esse mesmo motivo, as inscrições de caráter publicitário também são proibidas no vidro traseiro.

A verificação por parte da polícia deve ser feita través de um luxímetro, ferramenta medidora que avalia a passagem de luz.

película automotiva redução de calor

Como funciona a aplicação?

Novamente, sugerimos que vá a um local de confiança, especializado na colocação de películas automotivas.

Dependendo da espessura escolhida, pode ser necessário remover o vidro para a aplicação da película. Alguns profissionais, ainda, preferem retirá-lo em qualquer que seja o caso, para fixar o acessório por dentro.

De fato, quanto maior é a espessura, mais difícil é a aplicação.

Qual a durabilidade?

A maioria das marcas oferece garantia, a qual costuma ser de a partir de 5 anos, contra desbotamento e descolamento. Algumas marcas chegam a oferecer garantia de 15 anos. Contudo, o mais importante é que você tome os devidos cuidados, a fim de aumentar a durabilidade do material. Por via das dúvidas, sugerimos que invista em uma película de qualidade e não tome sua decisão somente baseada no preço.

Cuidados importantes

Ademais, não custa nada seguir alguns conselhos de quem entende do assunto:

  • Após a aplicação, o profissional pode te pedir para ficar 24h sem abrir os vidros. Respeite esse prazo;
  • Utilize sempre água e sabão neutro para limpar e tome cuidado com o sol durante a limpeza;
  • Não utilize outros produtos, pois podem danificar o material;
  • Realize a primeira limpeza somente após 30 dias da colocação da película;
  • Lave os vidros regularmente.

Tudo sobre películas

A título de curiosidade, é interessante notar que as películas automotivas também são comumente chamadas de Insulfilm, o que ocorre devido ao nome da primeira marca a produzir o acessório.

Agora que você já sabe tudo sobre películas automotivas, que tal conhecer mais acessórios úteis para o seu carro?