Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​​Como limpar tanque de combustível do veículo​


Confira sintomas, como e quando fazer, além de dicas para não precisar lavar o tanque

Limpeza de tanque de combustível costuma levantar algumas polêmicas: tem quem diga que é necessário, tem quem diga que não. Segundo especialistas, no entanto, a verdadeira resposta é: depende. 

Carros muito antigos podem precisar dessa limpeza, enquanto os mais modernos – se corretamente utilizados – dispensam o procedimento.

Será que o seu carro precisa? Entenda mais! 

Limpeza tanque de combustível.jpgTanque de combustivel.jpg


Limpeza de tanque de combustível: o que fica sujo, afinal?


Dependendo do carro e da forma como é utilizado, resíduos do combustível podem se acumular no fundo do tanque – por isso, a necessidade da limpeza. Além disso, o filtro do combustível junta impurezas, já que sua função é impedir que tais partículas entrem nas mangueiras de injeção. 


Limpeza de tanque de combustível: quando fazer?


Carros mais antigos, especialmente os fabricados antes da década de 90, exigiam a limpeza com uma certa frequência. 

Veículos mais modernos, no entanto, contam com tecnologias mais eficientes que não demandam a limpeza do tanque. A presença do filtro e da bomba de combustível elétrica são exemplos dessas tecnologias, que filtram e agitam o combustível, impedindo o acúmulo de sujidades e a passagem de impureza para as mangueiras. 

Quando os carros podem precisar de limpeza de tanque? 


  1. São abastecidos com combustível de baixa qualidade;
  2. Rodam muitas vezes com o combustível na reserva;
  3. Não recebem a manutenção preventiva em dia – na manutenção preventiva, o filtro é trocado na hora certa, por exemplo;

Por isso, se o consumo parece não estar tão eficiente ou se você percebe irregularidades no motor, vale verificar se o filtro está em dia e se os bicos do injetor estão limpos. Depois do diagnóstico, talvez seja necessário trocar o filtro, limpar os bicos ou até mesmo limpar o tanque. 


Quais os problemas o carro enfrenta se não estiver o filtro de combustível não estiver limpo?


O excesso de sujeira no filtro de combustível – ou até mesmo no tanque – pode bloquear a passagem do fluído no bico do injetor. Além disso, pode diminuir o volume de combustível nas passagens e aumentar o consumo. Sem contar que filtro muito sujo pode sobrecarregar o sistema todo e ocasionar a queima da bomba de combustível.
 
Tudo isso se transforma em mais gastos e até dor de cabeça, pois o carro pode deixar você na mão em durante um trajeto. 


Como limpar tanque de combustível


A limpeza do tanque de combustível envolve retirar o compartimento do carro, vazar qualquer resto de combustível que ali exista e efetuar a limpeza com produtos próprios. Depois de limpo e seco, é preciso reinstalar o tanque. 

Esse procedimento pode ser bastante complicado se você não tem as ferramentas corretas em casa. Por isso, é altamente recomendável que seja efetuado por um profissional – que além de ferramentas, tem a técnica certa para limpar sem danificar o tanque.


Como cuidar do carro para evitar a limpeza do tanque de combustível


Como vimos, é possível evitar o procedimento de lavagem do tanque de combustível se o seu carro conta com um pouco mais de tecnologia – ou seja, filtro de combustível e bomba elétrica, por exemplo. Mas, para isso, é necessário tomar os seguintes cuidados:

  1. Abastecer sempre com combustível de qualidade. Por isso, procure por postos de confiança. 
  2. Trocar o filtro de combustível regularmente, sempre observado a indicação do fabricante ou observando, literalmente, o próprio filtro. 
  3. Manter a manutenção preventiva em dia. Na manutenção preventiva todos os componentes são revisados, trocados e limpos. Na Localiza Seminovos, por exemplo, cada carro passa pela revisão preventiva e é rigorosamente analisado para que tanque, filtro, bicos, injeção, bomba e todo o sistema de combustível esteja em perfeitas condições.

Quer escolher seu próximo modelo de carro? Confira aqui as opções disponíveis na Localiza Seminovos!​