Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​Inspeção veicular: saiba quando fazer

Veja as principais dúvidas sobre o assunto e entenda quando é a hora de realizar a vistoria

O que é a inspeção veicular


Popularmente conhecida como vistoria do Detran, a inspeção técnica veicular é uma verificação realizada nos automóveis para avaliar se eles estão dentro da regulamentação e legalidade. 

Em outras palavras, é uma análise que avalia se o veículo está em condições adequadas para utilização, se carrega os itens obrigatórios e se não possui proibições adicionadas. Além disso, a inspeção confere se a documentação do carro e proprietário estão corretas. 


Inspeção do veículo.jpginspeção do carro.jpg

O que é verificado na inspeção veicular


Itens como iluminação e freios são analisados porque têm relação com a segurança no trânsito. Equipamentos obrigatórios como cinto de segurança em funcionamento e extintor entram na inspeção. Número do chassi e autenticidade da documentação fazem parte da vistoria também.

Existe, ainda, a inspeção veicular ambiental, que verifica o sistema de exaustão e a inspeção veicular GNV, destinada a automóveis que utilizam Gás Natural como combustível. Nesse caso, serve tanto para conferir segurança e qualidade do mecanismo, quanto para verificar a emissão de poluentes. 

Vale lembrar que a lista pode variar de acordo com o tipo de veículo e o Detran da região. 


Quem realiza a inspeção veicular


A vistoria é realizada nos próprios postos de atendimento do Detran, ou em agentes autorizados pelo órgão para realizar o procedimento. São empresas conhecidas como ECVs – Empresas Credenciadas de Vistoria Veicular. Popularmente, também são chamadas de despachantes. 


Inspeção veicular: quando fazer


Hoje, a inspeção veicular é exigida pelos órgãos de trânsito em situações especificas: quando há a transferência de veículo, ou quando há mudança de domicílio. Em casos onde é necessário regulamentar alguma documentação, a vistoria também é exigida. 


O que acontece se a inspeção veicular não for realizada


Sem a vistoria do Detran, não é possível obter um novo CRV – Certificado de Registro de Veículo. Além disso, o proprietário recebe uma multa e a infração é considerada grave. 


Como ser aprovado na inspeção veicular


Não tem segredo: para passar na inspeção veicular, basta estar com as condições do veículo em dia. Isto é: luzes funcionando, freios em ordem, equipamentos de segurança devidamente instalados e documentação correta. Para isso, manutenções preventivas e procedência do veículo são fundamentais. 

Na Localiza Seminovos, por exemplo, todos os carros têm revisão em dia e garantia de procedência. Por isso, antes de comprar um carro vale a pena verificar a credibilidade do vendedor. E durante a utilização do automóvel, cuidar bem dele!