Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​Até quando a grávida pode dirigir?

Veja a recomendação de especialistas e dicas de segurança para dirigir durante a gestação

Grávida pode dirigir? Se pode, até quantos meses? Essas dúvidas são bastante comuns entre as condutoras. E as respostas têm muito mais a ver com as condições de saúde de cada futura mamãe do que com leis de trânsito. Confira!​

gravida pode dirigir.jpg

Grávida pode dirigir? Se pode, até quantos meses? Essas dúvidas são bastante comuns entre as condutoras. E as respostas têm muito mais a ver com as condições de saúde de cada futura mamãe do que com leis de trânsito. Confira!

Até quantos meses a grávida pode dirigir?


Não há uma lei no Código de Trânsito Brasileiro que diga até quando grávida pode dirigir ou proíba a gestante de conduzir um automóvel. No entanto, de acordo com profissionais da saúde em reportagem para a Revista Crescer e para outros veículos especializados em maternidade, é recomendado que a mulher dirija até, no máximo, o oitavo mês

A partir desse período a barriga já atinge um tamanho grande o suficiente para alcançar o volante – sendo assim, qualquer pequena freada pode ocasionar um desconforto ou até uma lesão. 

No entanto, há alternativas para mães que precisam ou escolhem continuar dirigindo: ajustar a altura do volante e distância do banco para que o abdômen não fique tão próximo da direção. 

Mulher grávida pode dirigir: dicas para uma condução segura


Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, diz que uma a cada 50 gestantes pode se envolver em algum tipo de acidente, especialmente por conta de sintomas de gravidez - como enjoos. Mas a boa notícia é que existem condutas simples que garantem a segurança da mãe e do bebê! Acompanhe:


1. Usar cinto de segurança no lugar certo


Não é possível deixar de usar o cinto de segurança de três pontos durante a gravidez – tanto porque a lei não permite, quanto porque o dispositivo garante a segurança de todos. Mas, há o jeito certo de usar: de acordo com a publicação Pais e Filhos, a parte de baixo do cinto deve ficar abaixo do abdômen

cinto de segurança gravida.jpg

2. Ficar de olho na disposição


Antes de sair de carro, é re​​comendável que a gestante preste atenção em sua disposição e se estiver enjoada, escolher não dirigir. E se as náuseas aparecerem durante trajeto? Simples: a dica é parar o carro em um lugar seguro e aguardar o desconforto passar. 


3. Alimentar-se bem


Outra recomendação importante é alimentar-se bem antes de pegar o carro, para evitar tontura e mal-estar. 


4. Fazer pequenos intervalos


Por fim, quando a gestante precisa dirigir longos trajetos, é essencial parar o veículo de hora em hora para alongar a musculatura e estimular a circulação sanguínea. Segundo médicos, essa é uma forma de prevenir trombose e outras complicações. 


Até quando a grávida pode dirigir: consulte seu médico sempre

É fundamental que cada gestante acompanhe seu estado de saúde, condições do bebê e andamento da gestação com o médico. Portanto, não deixe de visitar o seu profissional de saúde para entender se você pode mesmo dirigir durante a gestação, combinado?


Gostou dessas dicas? Acompanhe mais sobre segurança no trânsito, técnicas de direção, cuidados com o carro e notí​cias do setor no site da Localiza Seminovos