Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​​​​​​​​Confira os documentos necessários para transferência de veículo​

Você encontrou aquele carro que estava procurando há muito tempo, e agora quer fazer a transferência do veículo? Então fique atento às orientações com relação aos documentos e demais detalhes que preparamos para ajudar você!

A transferência é considerada uma mudança de propriedade, por isso, toda vez que mudar o proprietário do carro, a mudança de documentos também deve ser feita. 

Homem conferindo os documentos para transferência de veículo.jpg


Separando os documentos certos 

O primeiro passo para adquirir seu carro é identificar os documentos necessários para a transferência*. Você, como comprador, deve fazer uma lista de tudo que precisa para não esquecer, inclusive, de solicitar ao vendedor do veículo.

Veja quais documentos são necessários para transferência de veículo com propriedade registrada no mesmo município

  • Documento de identificação pessoal com foto, que pode ser o RG ou CNH (original e cópia simples); 
  • Cadastro de pessoa física - CPF (original e cópia simples);
  • Comprovante de endereço atual (original e cópia simples). É necessário estar no nome do proprietário do veículo e possuir menos de 6 meses de expedição;
  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) original, preenchido, datado e assinado, com firma reconhecida por autenticidade em cartório do vendedor e do comprador;
  • Laudo de vistoria de identificação veicular original, feito por uma empresa credenciada de vistoria (EVC). O laudo emitido pela EVC tem validade estadual;
  • Comprovante de pagamento de débitos original (tributos, multas ou encargos pendentes);
  • Alguns estados solicitam o formulário Renavam, sendo duas vias originais devidamente preenchidas;
  • Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

Caso a transferência de veículo seja de um município para o outro, a documentação é muito parecida, adicionando apenas o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Anual). Porém, nestes casos será necessário ainda solicitar novo emplacamento.

Caso o vendedor seja pessoa jurídica, serão necessários mais alguns documentos, conforme abaixo:

  • Cartão do CNPJ;
  • Cópia do contrato social quando o veículo for adquirido de pessoa jurídica, identificando a pessoa autorizada;
  • Comprovante de poderes do vendedor do contrato da empresa (original ou cópia autenticada). Este documento é necessário para verificar se a pessoa que assinou o recibo está devidamente autorizada pelo contrato a vender o veículo;
  • CND (Certidão Negativa de Débitos) do INSS. A CND é fornecida pela Receita Federal e possui validade de 6 meses.

Atenção aos prazos 


Você tem até 30 dias para completar o processo de transferência do veículo, a partir da data de assinatura do Certificado de Registro do Veículo (CRV). De acordo com o Detran, se ultrapassar esse período, será necessário pagar uma multa no valor de R$195,23. Além do custo extra, o novo dono levará 5 pontos na CNH, por infração grave.

Prazo para transferência de veículos.jpgDocumentação necessária para transferência de veículo.jpg

4 pontos importantes para conclusão do processo


1. Para fazer a transferência de documentos, vá até o Detran mais próximo. Caso não tenha na sua cidade, em alguns estados você pode ir até uma representação, o Cinetran. 

2. O processo pode ser diferente em cada estado. Dependendo do local em que ocorre a transferência, mudam os valores, as taxas, o agendamento do processo e a vistoria.

3. Você pode consultar no próprio site do Detran os débitos do veículo, através do número do Renavam. O Detran não conclui a transferência se o veículo ainda possuir dívidas de impostos ou até mesmo multas atrasadas. 

4. Você mesmo pode fazer o processo de transferência, mas, para que se sinta mais seguro, também é possível contratar um despachante. E sabe o melhor? A Localiza Seminovos facilita a sua vida ao oferecer esse serviço por um preço que cabe no seu bolso. Visite uma de nossas lojas e confira outras facilidades de compra disponíveis para você.​



*A documentação necessária para transferência de veículos varia em cada estado. Para saber a listagem completa, consulte o DETRAN da sua região.