Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro


Diferença entre direção elétrica e hidráulica

Funcionamento, vantagens e mitos. Conheça cada tipo de direção e escolha a que mais combina com você!

Na prática, carros com direção elétrica e carros com direção hidráulica entregam u​m resultado bastante parecido quando o assunto é leveza para manobrar. No entanto, existem diferenças interessantes entre os sistemas – e a gente destaca as principais particularidades, semelhanças, vantagens e mitos de cada um. Confira!

carros com direção elétricadireção elétrica e hidráulica.

Direção hidráulica

A direção hidráulica chegou ao mercado brasileiro no final da década de 60, por isso ainda é bem popular. Ela funciona com um sistema de mangueiras, bomba e óleo: a bomba faz pressão no óleo, que facilita o movimento das rodas.

Direção elétrica

​Já a direção elétrica, que começou a aparecer no fim da década de 80 e é cada vez mais procurada, funciona por meio de um motor elétrico.  Esse motorzinho atua diretamente na coluna de direção, trabalhando conforme o condutor vira o volante.

Vantagens da direção elétrica​

Diferente da hidráulica, a direção elétrica não consome potência do motor, ajuda a economizar combustível e não polui o meio ambiente já que não leva óleo.  Além disso, o sistema ocupa menos espaço no cofre.​

Vantagens da direção hidráulica

Para a direção hidráulica, a principal vantagem é o baixo custo de manutenção – como a troca de óleo periódica ou um reparo na tubulação. A direção elétrica praticamente não exige manutenção. Mas, em raras necessidades, ela acaba saindo um pouco mais cara por se tratar de um sistema mais moderno.

Semelhança: leveza no volante​

A direção hidráulica reduz aproximadamente 85% do esforço necessário para virar o volante – índice que até aumenta um pouco na direção elétrica, sua sucessora. Por isso, o conforto proporcionado pelas duas é a principal semelhança.

Mito: uma é mais segura do que a outra

Tem quem acredite que a direção elétrica oferece mais segurança. Outros pensam que esse benefício é garantido apenas pela hidráulica. Mas a segurança menos eficiente em um dos sistemas é mito, já que as duas direções são seguras e confiáveis.

Ambas atuam conforme a velocidade – ou seja, à medida que o carro acelera, ficam mais duras para garantir estabilidade. E diante de uma pane no sistema, o carro não trava ou se perde. Tanto na elétrica quanto na hidráulica, a direção continua funcionando – só que mais pesada.

Dica especial: para garantir a sua segurança, é importante combinar vários fatores. Entre eles, estar em dia com a revisão do automóvel , dirigir com cautela e sempre comprar em estabelecimentos que garantem a procidência e qualidade do carro, como na Localiza Seminovos.

diferença entre direção elétrica e hidráulica

Então qual carro comprar: com direção hidráulica ou elétrica?

Segurança e leveza estão presentes nos dois tipos de direção. Por isso, a escolha depende mais do que você espera com o seu novo carro.

Como a direção elétrica é uma evolução da hidráulica, você pode optar pela versão mais moderna se deseja aproveitar os benefícios de novas tecnologias – como adoção de condução e estacionamento semiautomáticos, por exemplo. Além disso, tem a economia de combustível, conservação de potência do motor e colaboração com o meio ambiente, que vimos nos itens anteriores.

E se você prefere sistemas mais mecânicos do que eletrônicos, os carros com direção hidráulica ainda estão na ativa e bastante populares – é só escolher o seu!

Leia também: Hatch, sedan ou SUV? Confira os principais tipos de carros!