Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​Diferença entre câmbio automático, automatizado e Dualogic​

Confira como cada um funciona, qual o resultado na prática e as principais vantagens 

Quem deseja dirigir sem pisar no pedal da embreagem ou trocar de marcha, geralmente procura por um carro automático – e então, se depara com a existência de mais algumas opções: o câmbio automatizado e o Dualogic. E agora? 

Não se preocupe! Nós preparamos um miniguia com as diferenças entre câmbio automático, automatizado e Dualogic para ajudá-lo a escolher. Confira!

Carro com câmbio automatico.jpgcambio automatizado.jpg


Câmbio automático e automatizado: o que eles têm em comum


O fato de você dirigir um carro sem a necessidade de usar o pedal da embreagem ou a alavanca de câmbio não muda o fato de que o sistema de engrenagens e marchas exista e esteja funcionando lá no interior no veículo. Você ganha mais conforto e menos tarefas, mas o automóvel precisa de todo esse conjunto para funcionar. 

E o que os câmbios automático e automatizado têm em comum é justamente isso: você só precisa acelerar ou frear, porque as engrenagens e marchas estão sendo ajustadas pelo próprio sistema na medida em que a velocidade aumenta ou diminui. 



Então, qual a diferença do câmbio automático e automatizado? 


É a forma como o próprio veículo troca as engrenagens e marchas na caixa de câmbio que fica acoplada ao motor. 

No carro automático, um conversor de torque envia a força do motor para o câmbio através de um sistema hidráulico. De acordo com a pressão do pé no acelerador, esse sistema muda as engrenagens e troca as marchas. Ele também pode ter borboletas e possibilitar a execução de trocas manuais.

Já no carro de câmbio automatizado existem embreagens e marchas que funcionam por meio de um sistema eletro-hidráulico. Sensores eletrônicos percebem a alteração das velocidades, enviando a informação hidraulicamente à embreagem e às marchas, que se ajustam. 

Outro fator interessante na modalidade automatizada é a opção de dupla embreagem, uma evolução do sistema. 

Nele, há duas embreagens – uma aciona as marchas pares e outra as marchas ímpares. Conforme os sistemas percebem a ação dos pedais (se estão acelerando ou freando), eles já deixam a próxima marcha pré-engatada. Assim, a mudança é bastante suave. 

Alguns carros com sistema automatizado também oferecem a opção de trabalhar hibridamente. Isso significa que você pode deixar apenas o acionamento da embreagem no automático, mas fazer a troca de marchas manualmente com a alavanca ou borboletas.


Diferença entre câmbio automático e automatizado na prática


Apesar do objetivo ser o mesmo – que você, condutor, não precise se preocupar em pisar na embreagem e nem trocar de marcha – a diferença de funcionamento dos sistemas acaba evidenciando algumas particularidades. Mas vale lembrar que, mesmo com essas pequenas distinções, o conforto e eficiência estão presentes nos dois tipos de câmbio. 

No automático e automatizado de dupla embreagem, a troca de marchas é feita com bastante suavidade, então você praticamente não sente a mudança. No automatizado, às vezes, é possível sentir a troca – mas nada muito grave ou que altere o conforto.

E no câmbio automatizado também há o ganho de economia de combustível graças à transmissão, que leva em conta diversas informações além da velocidade para engatar a marcha. 


O que é câmbio dualogic?


Agora que você viu o que é um câmbio automático e um automatizado, fica mais fácil de explicar o que é o câmbio Dualogic: nada mais é do que o nome comercial utilizado pela Fiat para o câmbio automatizado de seus carros. 

Ele acabou se tornando bastante popular porque foi um dos primeiros sistemas desse tipo a chegar ao Brasil. Por isso, é bastante comum encontrar quem se refira ao câmbio automatizado pelo nome de batismo da fabricante italiana. 


Automático ou automatizado: qual comprar?


Conforto os dois podem proporcionar, então depende muito do que você espera com cada tipo de transmissão. Se procura por economia de combustível pode apostar no automatizado. Se não quer nem passar perto de sentir a troca de marchas, os automáticos ou automatizados de dupla embreagem são a pedida certa. 

E para comprar um carro com câmbio automático ou automatizado com garantia de procedência e pelo melhor negócio, já sabe, né? É na Localiza Seminovos!

​​