Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

Como estacionar de ré?

Veja dicas para estacionar de ré em diferentes situações e o passo a passo para manobrar

Estacionar de ré pode não ser uma tarefa tão simples. É preciso se certificar de que o veículo cabe na vaga, ter atenção com obstáculos e não esbarrar em outros carros. A boa notícia é que um pouco de técnica ajuda muito. 

Por isso, preparamos essas dicas para estacionar de ré em situações diferentes! Acompanhe.

estacionar em vaga de ré.jpgcomo estacionar de ré.jpg

Como estacionar de ré no supermercado, shopping, garagem e estacionamento


Passo 01: ao se aproximar da vaga, mesmo em um estacionamento, sinalize para o lado que vai estacionar. 

Passo 02: ao chegar na vaga, siga por mais alguns metros – você deve passar o espaço, mais ou menos até a traseira do veículo ficar um pouco à frente da vaga. 

Passo 03: ao mesmo tempo em que você passa pela vaga, já conduza o carro para o lado oposto. Exemplo, se a vaga é à direita, passe a vaga virando o volante para a esquerda. 

Passo 04: quando você passa a vaga virando para o lado oposto, o movimento ajuda a alinhar a traseira do carro à entrada do espaço. Olhe no retrovisor para ver se a passagem está livre, acione a ré e se desloque lentamente para trás.

Passo 05: agora, ao mesmo tempo em que você desloca o veículo em marcha ré, vire o volante para o lado correspondente à vaga. Numa vaga à direita em que você foi para frente esterçando o volante para a esquerda, no momento de dar a ré, gire-o para a direita.
 
Dica: Faça as manobras com calma, olhando atentamente para os lados e cuidando para que as laterais do seu veículo não esbarrem em outros carros ou obstáculos. 


Como estacionar de ré com baliza entre dois carros


Passo 01: ao se aproximar da vaga, sinalize para o lado que vai estacionar. 

Passo 02: passe pela vaga alinhando a coluna central do carro (aquela onde está o cinto de segurança) à traseira do carro estacionado à frente. 

Passo 03: esterce o volante totalmente para o lado correspondente à vaga – se a vaga é à direita, vire todo o volante para a direita. 

Passo 04: engate a marcha ré e se desloque lentamente. Ao mesmo tempo, você deve estar olhando para o retrovisor: quando visualizar os dois faróis do carro estacionado atrás, pare o movimento. 

Passo 05:  verifique se há espaço para o seu carro entrar na vaga sem encostar no veículo da frente e esterce o volante para o lado oposto à vaga. Desloque-se devagar.

Dica: Lembre-se de sempre se certificar de que o seu carro cabe na vaga antes de tentar uma baliza!

estacionar entre dois carros.jpgcomo fazer baliza.jpg

Como estacionar de ré com baliza na esquina


Passo 01: sinalize a sua intenção de estacionar.

Passo 02: entre na vaga de frente, primeiro. Preste atenção se o cruzamento está livre de outros veículos, ciclistas e pedestres.

Passo 03: acione a marcha ré e desloque-se lentamente para trás, alinhando o veículo à vaga. Não esqueça de respeitar a distância mínima de cinco metros afastado do cruzamento. 

Dica bônus: lembre-se sempre de que as vagas destinadas a cadeirantes, idosos e gestantes devem ser respeitadas!  


Aproveite e confira mais dicas de direção, tutoriais e mundo automobilístico no site da Localiza Seminovos!