Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​​​​​​Dicas de como cuidar do motor do carro​

Confira como preservar as peças e aumentar a vida útil do motor com 6 dicas​

Como cuidar do motor do carro.jpg

Cuidar do motor do carro é muito mais fácil do que parece. Com algumas práticas simples adotadas no dia a dia e na manutenção é possível preservar as peças e até aumentar a vida útil do motor. Quer ver? 

Então confira esta lista com 6 dicas de como cuidar bem do motor do carro!


Dica 1: evite acelerar com o motor frio


A temperatura ideal para o funcionamento do motor do carro é de 90 graus – situação​ em que as peças dilatam e ficam na distância correta entre si. Ou seja: forçar acelerações sem que o motor esteja suficientemente aquecido, ou até mesmo rodar com ele frio por muito tempo, provoca mais desgaste nos componentes. 

Portanto, a dica é manter a aceleração abaixo de 3 mil RPM nos primeiros minutos de deslocamento – geralmente, carros mais modernos levam de 3 a 7 minutos para atingirem a temperatura ideal. Já os mais antigos precisam de pelo menos 15 minutos. 

Dica 2: preste atenção no óleo


Dentro do motor, inúmeras peças metálicas estão trabalhando intensamente. Sem o óleo circulando entre elas, esses componentes sofrem atrito e fundem por conta do calor – como resultado, o motor para de funcionar. Por isso, manter as condições do óleo sempre adequadas é essencial.

Trocar o óleo do motor.jpg

Na prática, isso significa verificar se o nível de óleo está de acordo com o indicado no manual, já que a quantidade certa é fundamental para que as peças sejam lubrificadas com eficiência. Além disso, é importante trocar o óleo do carro dentro do período estipulado pelo fabricante e usar o tipo de produto recomendado. 

Dica 3: mantenha a válvula termostática


A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento do carro, que é responsável por manter o motor na temperatura ideal. Em outras palavras, esse sistema colabora para que o motor atinja o calor de funcionamento rapidamente e, depois de atingir, mantenha-se na temperatura correta e não superaqueça. 

E nesse contexto todo, o papel da válvula termostática é justamente controlar o líquido que circula pelo motor para deixá-lo na temperatura certa – a válvula impede que o fluido circule quando o motor precisa aquecer e faz o líquido circular quando deve resfriar. 

Por algum motivo, antigamente adotou-se o costume de retirar essa peça do veículo, mas os especialistas garantem: tirar a válvula do motor aumenta muito o desgaste. E faz sentido, já que ela é um item importante para controlar a temperatura. Ainda destaca-se o fato de que se a válvula vem de fábrica é porque tem uma utilidade indispensável.  


Dica 4: faça revisão e manutenção preventiva


Outra forma importante de cuidar bem do motor do carro é não deixar de fazer a revisão do automóvel nas datas e quilometragens recomendadas. Isso, porque na revisão acontece a manutenção preventiva – e com ela, itens que estão prestes a se esgotar são substituídos.

Manutenção preventiva do carro.jpg


Ou seja, a manutenção preventiva aumenta a vida útil do carro, e de acordo com especialistas é possível rodar até 400 mil quilômetros se o motor for bem cuidado. Na Localiza Seminovos, por exemplo, além de baixa quilometragem, todos os veículos estão com a manutenção preventiva em dia para que tenham qualidade e vida útil prolongada. 

Dica 5: utilize combustível de qualidade


Além do consumo não ir tão bem quanto deveria, combustíveis sem qualidade danificam o motor porque geram carbonização excessiva, desgaste das peças e outros problemas que tem a ver com a composição adulterada. Portanto, escolha postos de confiança para abastecer seu carro​

É recomendável também que uma vez por mês seja aplicado um aditivo junto ao combustível – pode ser um produto em separado ou a própria gasolina aditivada - pois esse componente limpa o sistema e aumenta a vida útil das peças.


Gostou das sugestões? Aproveite e confira mais dicas de como cuidar bem do seu carro​!