Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​​​Carro na enchente? Descubra como agir antes, durante e depois


Mais do que nunca, você precisa saber como proceder em casos de carro na enchente. Preze pela sua segurança em primeiro lugar!

Será que o seu seguro cobre os danos? Você sabe se pode ligar o carro logo em seguida do alagamento? Com as últimas fortes chuvas, vieram as enchentes em diversas cidades do Brasil. Infelizmente, não foram poucos os afetados.

Pensando na sua segurança, decidimos preparar um manual com tudo o que você precisa saber sobre os alagamentos.

alagamento na cidadecarro em enchente

Antes da chuva: é preciso se prevenir!


O primeiro passo, claro, é evitar sair de casa em casos de fortes chuvas. Se, na sua cidade, há locais que alagam com frequência nessas épocas, fuja deles.

Quando você dirige em locais alagados, onde a água chega perto da parte mecânica e elétrica dos veículos, você coloca em risco o seu carro e, mais importante, a sua segurança. A água pode alcançar o motor e dar uma pane no carro, ocorrendo o chamado “calço hidráulico".

Uma dica de ouro é sempre realizar uma manutenção preventiva no veículo antes dos períodos de chuva. Os desastres naturais podem não ser controláveis, mas ainda há casos de acidentes ocasionados (ou agravados) por imprudência ou negligência do motorista.

Então, faça a revisão e cheque:

  • Conservação dos pneus
  • Estado das palhetas do para-brisa
  • Luzes do painel, faróis, setas e luzes de freio

Durante o alagamento


Começou a chover? Fique atento:

  1. Reduza a velocidade.
  2. Analise se é o caso de desligar o ar condicionado, pois ele aumenta as chances de entrar água no motor. Por outro lado, lembre que o ar é útil para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade do motorista.
  3. Avalie a real necessidade de atravessar uma via alagada.
  4. Se for possível, dirija até um local seguro e alto. Se não, deixe o seu carro para trás e vá procurar um abrigo!

Não conseguiu escapar? Há algumas dicas que vão te ajudar!

  • Se o carro morrer no meio da enchente, não tente liga-lo novamente! Isso aumenta as chances de entrar água no motor, causando uma pane elétrica.
  • Pode até parecer uma boa opção, mas não siga o caminho de veículos maiores (como ônibus e caminhões). Quando veículos pesados atravessam, a água abaixa, mas depois volta ainda mais alta, como em uma onda. O risco de acidentes, nesse caso, pode ser ainda maior.
  • Em último caso, se você realmente precisar atravessar a água dirigindo, engate a primeira marcha e permaneça nela o tempo todo. Não pise muito forte no acelerador, mas também não pise pouco. Mantenha a rotação constante, em torno dos 2.500 rpm. Se o seu carro for automático e você não conseguir trocar a marcha manualmente, confira a posição correta no manual do veículo - alguns modelos podem contar com a posição “snow" ou “winter", adequada nesses casos.

Mas lembre-se que é extremamente aconselhável não rodar quando a água já ultrapassou a metade da altura das rodas!

carro no alagamento

Após a enchente


Passada a chuva e o alagamento, uma série de itens deve ser analisada. Faça uma primeira checagem você mesmo e, logo em seguida, leve a uma oficina de confiança. Se tiver dificuldades, uma boa opção é nem tentar ligar o carro e já chamar um guincho.

É importante conferir:

  • Se há água no propulsor: para isso, confira o óleo do motor. Ele indicará.
  • Se há água nas áreas de admissão de ar (filtro, dutos ou coletor de admissão).
  • Se há água no motor, podendo danificar bielas e pistões.
  • Se o óleo está contaminado na caixa de transmissão. Principalmente se o câmbio do carro é automático!

Na oficina, o mecânico deverá checar também a parte mecânica, elétrica, o sistema de ventilação e até o estofado – que pode estar contaminado com fungos e bactérias da água suja!

Inclusive, por esse mesmo motivo, é importante fazer uma limpeza geral no sistema de ventilação. Evite a proliferação de micro-organismos, prezando por sua saúde.

Se mesmo após toda a limpeza e verificação o carro não ligar, provavelmente isso é sinal de que o motor travou. Sendo esse o seu caso, os reparos no veículo podem ser mais complicados. Acione, então, o seguro (se possuir) e leve em uma oficina especializada.


Meu seguro cobre os danos?


Nem todos os seguros cobrem danos ocasionados por eventuais fenômenos naturais, embora a maioria deles o faça.

É relevante observar em quais situações o seguro cobre. Geralmente, a cobertura é compreensiva, abrangendo casos de colisão, roubo, furto e incêndio. Em enchentes, os seguros costumam entender que seu carro deve estar parado.

Sendo assim, se for constatado que o motorista tentou enfrentar a correnteza, de forma imprudente, o seguro dificilmente cobrirá os danos.

Para ter certeza sobre a cobertura, procure a sua seguradora.


Carro na enchente?

​​​

A Localiza Seminovos se preocupa com a sua segurança. Caso você se veja em uma situação de chuva forte, com risco de alagamento e seu carro em enchente, tome bastante cuidado e siga as nossas recomendações!

Conte com a gente!