Sou lojista

Lojas Abertas
aos Domingos

1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro


​Carro blindado vale a pena?

Entenda o que é a blindagem, como funciona e os documentos necessários. Descubra se vale a pena para você ter um carro blindado.
​​

Quando o assunto é blindagem de carros, muitas dúvidas surgem. Será que são necessários cuidados especiais após o processo? É possível e vantajoso comprar blindados seminovos? Quanto custa para blindar um carro?

Se você tem alguma dessas dúvidas, fique por aqui! Preparamos este guia com todas as suas respostas, para que você tire suas próprias conclusões se vale ou não a pena ter um carro blindado.

carro blindado.jpg

O que significa blindagem?


Blindagem é um processo realizado no seu veículo, o qual reforça a sua segurança e dos passageiros com camadas de aço ou polímeros. Carros blindados protegem quem está dentro do veículo de possíveis assaltos, já que tais camadas impedem que projéteis de armas atravessem as portas e vidros.


Como é feito processo?


O carro é completamente desmontado e várias camadas de materiais balísticos são aplicadas. Depois, o veículo e acabamentos são devidamente remontados. Esse processo dura, em média, 30 dias.

Apesar da aparência ficar a mesma, um carro desses pode pesar até mais de 100kg a mais. Por esse motivo, a blindagem não é recomendada para todos os tipos de carros, como aqueles com motor 1.0.


Por que blindar o veículo?


Devido aos altos índices de assaltos a carros, cada vez mais condutores têm escolhido a blindagem do automóvel como uma forma de se proteger.

A principal vantagem, então, é a segurança a mais que a blindagem oferece.


Quais os níveis de blindagem?


Se você for procurar para blindar o seu carro, verá que há diferentes níveis. São eles:

  • Nível I: guarda contra munições de armas como as de calibre 22 e 38.
  • Níveis II-A e II: resistente à pistola 9 mm e revólver 357 Magnum.
  • Nível III-A: protege de submetralhadoras 9 mm e revólveres 44 Magnum – essa é a alternativa de blindagem mais procurada. Todos os níveis até aqui são liberados no Brasil.
  • Nível III: protege contra fuzis, mas o uso é restrito, já que depende de uma licença especial concedida pelo Exército.
  • Nível IV: proibido para uso civil.

É necessária alguma documentação específica?


Sim. O ponto de partida para a blindagem de um veículo é solicitar uma autorização do Exército Brasileiro (EB). Com esse documento em mãos, é possível mandar o automóvel para a prestadora de serviços de blindagem realizar o procedimento.

Enquanto o carro está na oficina de blindagem, é preciso solicitar o Certificado de Registro ao Exército. Na sequência, emitir a Declaração de Blindagem, também no EB.

Por fim, é preciso levar as documentações até o Detran da região e incluir a alteração no documento do veículo.


Carros blindados exigem cuidados especiais?


São poucos, mas exigem. Trata-se de precauções para não danificar as camadas de blindagem. Veja:

  • Não bater a porta do carro com o vidro aberto.
  • Não estacionar com a roda em desnível (por exemplo, com parte dela sobre o meio-fio).
  • Não deixar o veículo muito tempo exposto sob condições climáticas extremas – como muito calor, sol ou frio.

Além disso, os carros blindados que sofrem sinistros poderão ter uma manutenção mais cara. Isso, sem contar que o valor da blindagem em si é bastante alto. Blindar um carro está na casa dos milhares de reais, podendo superar até o preço do próprio carro.


Comprar carro blindado: vale a pena?


Agora que já te demos o caminho das pedras, só você poderá dizer se faz sentido ou não ter um carro blindado.

Independentemente de sua opção por blindar ou não, comprar um seminovo Localiza é sempre uma escolha inteligente. Afinal, você paga menos por um carro muito mais completo, que não sofrerá tanto a depreciação de veículos e que virá com a qualidade de uma empresa que você já confia!

Na Localiza Seminovos, você também encontra diversas opções de carros blindados seminovos. Confira nossas modelos pelo site ou pela Central 0800 200 2000 e escolha o seu preferido!