Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​CNH Digital: como funciona?

Confira o passo a passo para fazer o cadastro e as respostas das principais dúvidas



A CNH digital já está disponível em todo o país. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito – o Denatran – ela foi criada para trazer mais praticidade e segurança à documentação dos cidadãos. Isso porque ela é criptografada e assinada digitalmente, o que garante sua autenticidade e evita fraudes e falsificações. 

Você já tem a sua? Preparamos um passo a passo de como fazer a habilitação digital e um guia com as respostas das principais dúvidas. Confira!

Cadastro CNH digital: passo a passo de como fazer

Quem tem a nova versão da carteira de habilitação impressa – ou seja, aquela com o QR Code no verso – já pode cadastrar a CNH digital. Veja como funciona:

app da cnh digital.jpg


Passo 1: baixe o aplicativo CNH Digital


O nome do aplicativo é CDT – Carteira Digital de Trânsito – e foi desenvolvido pelo Denatran e Serpro, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados. Inclusive, é fundamental verificar se o nome da Serpro aparece como desenvolvedor do app para evitar serviços falsificados.

O app da CNH digital é gratuito e está disponível para aparelhos celulares e tablets com sistema operacional iOS e Android. 

Passo 2: faça seu cadastro no app


Depois de baixar e instalar, faça seu cadastro no aplicativo – ele começa pedindo o número do CPF. Por fim, um e-mail de confirmação é enviado a você. Acesse a mensagem e clique no link para finalizar essa etapa. 

Passo 3: cadastre o documento

Com o primeiro cadastro feito, é hora da segunda parte: cadastrar a carteira de motorista​. Faça login no aplicativo e clique no sinal que fica no canto superior da tela. Depois, selecione a opção da CNH digital e clique em validação pelo celular. 

Passo 4: leitura do QR Code

Vai aparecer uma tela com a opção de conceder ao aplicativo o acesso à câmera do seu celular. Aceite e aponte o visor para o QR Code, que fica no verso da carteira. 

Passo 5: leitura biométrica

Agora, o aplicativo vai solicitar uma imagem do seu rosto para verificar se a carteira é sua mesmo. Basta apontar a câmera para si, como se você fosse tirar uma selfie e seguir o procedimento que aparece na tela. 

Passo 6: cadastre seu número de celular

Por fim, preencha o campo com seu número de celular para autenticar o aparelho. Pronto! O cadastro está finalizado e sua CNH digital está pronta.

dispositivo com a cnh digital.jpg


Posso ter minha CNH digital em outros dispositivos?


De acordo com o Denatran, não. A CNH digital fica disponível apenas em um aparelho autenticado. A partir do momento que você a cadastra em um outro dispositivo, aquele feito no aparelho anterior é desativado. 


A CNH digital vale tanto quanto a impressa?


Sim. Segundo o Denatran, o valor jurídico da carteira digital é o mesmo da impressa. 

Quanto custa a CNH digital?


De acordo com o Denatran, a versão digital da CNH pode ou não ter cobrança de alguma taxa – isso fica a critério dos departamentos estaduais. Ou seja, varia de acordo com o Detran de cada estado.  O aplicativo, no entanto, é gratuito. 

É possível continuar usando apenas o documento impresso?

Sim, é possível. A opção digital serve para facilitar o dia a dia dos condutores e garantir mais segurança. No entanto, quem prefere a versão impressa, pode continuar a utilizando. 


Depois de cadastrar sua CNH digital, não deixe de conferir os nossos modelos de carros seminovos disponíveis para venda!​