Central de Vendas 0800 200 2000
Ano
Valor
KM
Busca avançada
Fechar busca avançada
Por favor, selecione ao menos um estado para realizar a busca.

Aprendendo a dirigir: da autoescola ao primeiro carro

​​​​​​​​​​​​​​​​Fique por dentro das dicas sobre autoescola, inteligência emocional e escolha do primeiro carro 


Tirar a carteira de motorista é um momento muito importante, tanto para os jovens que acabam de completar 18 anos, quanto para aqueles que precisam de dirigir um carro no dia a dia. Para diminuir o friozinho na barriga, preparamos algumas dicas desde a escolha da autoescola até a compra do primeiro veículo.

O que você precisa saber antes de tirar a Carteira Nacional de Habilitação  

Existem alguns requisitos básicos para iniciar esse processo. Além de cumprir exigências como ser maior de idade, saber ler e escrever, ter documentos de identificação como RG, CPF e comprovante de residência, o futuro motorista também precisa passar por um cadastro no Detran, avaliações médicas, aulas teóricas e práticas junto a uma autoescola.

Primeiros passos para a CNH 

Ainda que muitas pessoas comecem a jornada rumo à carteira de motorista procurando por uma autoescola, você pode se adiantar fazendo um cadastro no Detran da sua cidade. Lá é feito o agendamento da biometria, os exames de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica, que são obrigatórios. Mas atenção: depois de seguir esses passos você tem o prazo de até um ano para realizar os cursos preparatórios em uma autoescola, além da prova teórica e da prática de direção no Detran. Por isso, só dê entrada nos documentos se você realmente pretende tirar sua habilitação.

Para dar continuidade ao processo, saiba como encontrar uma boa autoescola 


Procure por referências: ao considerar uma autoescola busque referências como a recomendação de conhecidos e a avaliação de outras pessoas sobre os serviços oferecidos. Pesquise também pela sua reputação em sites como ReclameAqui e nas redes sociais.

Localização e flexibilidade: uma boa dica e que facilita a vida é buscar uma opção perto da sua casa e que ofereça aulas com horários flexíveis.

Atendimento:  esse é o momento para tirar todas as suas dúvidas e avaliar se o custo-benefício realmente vale a pena.

Estrutura: avalie se a autoescola oferece carros em bom estado, salas de aula em boas condições, apostilas com conteúdos suficientes, equipe prestativa e ambientes adequados.

Instrutor: outra questão importante a ser analisada é a experiência e a didática do instrutor, e, até mesmo, a simpatia e a paciência dele para lidar com alunos menos experientes.

Pagamento: antes de assinar qualquer contrato, busque informações sobre as condições de pagamento. Afinal, geralmente as autoescolas cobram caro. Para adequar as parcelas ao seu bolso ou mesmo pagar tudo à vista, faça um planejamento de suas finanças pessoais. Não esqueça de exigir o recibo de cada pagamento que for feito.

Condições dos veículos: conheça os veículos oferecidos pela autoescola para a realização das aulas práticas, levando em consideração que você vai precisar dirigir veículos de qualidade e com boas condições para fazer os testes. Assim também são os seminovos oferecidos na Localiza.​

Programe-se: após a escolha da autoescola, você vai começar o curso teórico com 45 horas/aula. ​Ao terminar o curso, é necessário fazer a prova teórica​ junto ao Detran. Para ser aprovado, ​a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. Para obtenção da CNH de categoria B (veículos leves), o próximo passo é o simulador de direção. O candidato deve fazer ​no mínimo cinco aulas e no máximo oito. Ao encerrar essa etapa, você estará apto para o curso prático de direção, que tem 25 horas/aula, entre elas, 4 horas/aula que devem ser realizadas obrigatoriamente no período da noite. Ao final dessas aulas, você poderá agendar o exame prático, que será realizado em local definido pelo Detran. Não se preocupe! A autoescola fica responsável por toda a comunicação com o Detran, tanto para o agendamento de exames como para resolver a parte burocrática. O prazo estimado para esse processo é de 90 dias.

Estar preparado emocionalmente é fundamental para quem deseja tirar a carteira de habilitação 

Para encarar com motivação e segurança os novos desafios, vencendo medos e dificuldades, desenvolva sua inteligência emocional. O conceito, que nasceu na Psicologia através do estadunidense Daniel Golemann, propõe que a pessoa que é emocionalmente inteligente é capaz de identificar suas emoções e seguir em frente mesmo em meio a desafios. Use essa lição para tirar sua carteira de motorista. Pode parecer simples, mas muitas pessoas reprovam nas provas necessárias, seja por nervosismo ou falta de confiança. Se não se sentir confiante para fazer as provas, peça para o seu instrutor focar naquilo que você sente dificuldade.
​​           aprenda-a-dirigir.jpg

CNH em mãos? É hora de escolher o seu primeiro carro  

Para começar, defina qual é o orçamento que você tem disponível: pense sobre qual tipo de carro cabe no seu bolso. Analise os custos com manutenção, combustível, seguro e impostos. Considere também a funcionalidade do carro e não apenas o seu design. Escolha entre as categorias como compacto, sedan​ e SUV e pesquise os modelos oferecidos. A nossa dica é optar por um seminovo Localiza, que é uma opção muito mais segura do ​que um carro usado e com preços mais baixos do que um zero quilômetro. Aproveite para rever as diferenças entre um seminovo e um usado e também de um zero km e um seminovo.

Encontre o carro perfeito para você​ aqui na Localiza Seminovos!





​​