Sou lojista
1 /3
Comparativo de carros
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro
Você pode selecionar mais um carro

​​​​​​​​​​​Manutenção de ar condicionado automotivo: quando fazer​


Veja quando trocar o filtro do ar, porque é importante e como higienizá-lo

Manutenção de ar condicionado automotivo.jpg

Você sabia que ar condicionado de carro também precisa de cuidados e manutenção preventiva? Prestar atenção no uso e na limpeza do filtro, por exemplo, são algumas condutas que colaboram com a vida útil do sistema e contribuem até com a respiração do condutor e dos passageiros. 

Por isso, preparamos este guia de manutenção do ar condicionado automotivo. Confira!


1. Use o ar condicionado pelo menos uma vez por semana


Ao contrário do que bastante gente imagina, manter o ar condicionado do carro desligado por muito tempo não ajuda a preservar o sistema. Utilizá-lo é a forma adequada de manter o mecanismo em dia. 

Em tempos de temperaturas mais frias e que não exigem refrigeração, recomenda-se deixar o ar funcionando dez minutos por semana, pelo menos. Dessa forma, gás e óleo circulam e lubrificam as peças, evitando ressecamento e outros tipos de problema. 

Vale lembrar que ar condicionado gasta gasolina, mas não tanto ao ponto dele precisar ficar desligado permanentemente. Além disso, existem casos em que o uso do ar pode ajudar a economizar combustível – como dirigir na estrada​ acima dos 80 km/h, por exemplo. 


2. Troque o filtro de cabine de tempos em tempos


trocar filtro do carro.jpg

Tecnicamente chamado de filtro de cabine, o filtro de ar condicionado automotivo é importante porque, como o nome já diz, filtra impurezas do ar e do sistema, impedindo que a sujeira seja inalada pelos ocupantes do veículo e que bactérias e fungos se proliferem. De acordo com matéria da Quatro Rodas, o bom estado do filtro pode ajudar a evitar doenças respiratórias e alergias, já que impede o excesso desses agentes. 

E se você não sabe exatamente quando trocar o filtro de ar do carro, não se preocupe: basta verificar a recomendação do fabricante no manual, ou, prestar atenção em alguns sinais do próprio veículo  - como mau cheiro ao ligar o ar e demora na refrigeração.  

A troca do filtro pode ser feita em casa ou por um profissional. Para fazer a troca por conta própria, é indispensável conferir as especificações do manual para comprar o filtro do tamanho e modelo adequado. Outro ponto importante é saber onde está o filtro – o lugar varia, dependendo do modelo. Em alguns veículos pode ser de fácil acesso, embaixo do porta-luvas. Em outros, pode estar dentro do motor. Existem ainda situações em que o filtro se encontra atrás do painel, o que requer uma certa habilidade. 

Por isso, é interessante avaliar se é mais eficiente que você faça a troca do filtro de cabine sozinho ou com ajuda do mecânico. Esse é um serviço que costuma ser rápido e em conta. ​


3. Faça a higienização do sistema


Higienização do sistema de ar condicionado.jpg


Existem duas formas de limpar o ar condicionado do carro. Você pode contratar o serviço de um profissional ou fazê-la com um produto específico.

Limpeza de ar condicionado com profissional

Na limpeza profissional, especialmente para sistemas de ar condicionado em que não é tão simples de trocar o filtro, todo o sistema de tubulação será limpo e higienizado, peça por peça.


Higienização caseira: passo a passo


A higienização do ar condicionado feita em casa é bem prática - basta comprar o produto correto e deixar que o próprio sistema de refrigeração faça o serviço. Apesar de não ser tão completa quanto a limpeza feita por um profissional, a higienização caseira ajuda a eliminar impurezas, bactérias, fungos e odores desagradáveis. 


Passo 1: compre o produto adequado

Em lojas de autopeças é possível encontrar diversas marcas de higienizadores. A maioria dos produtos estão em latas de aerossol com uma trava e funcionam com o efeito granada – você destrava o pino e o produto é liberado. 

Passo 2: passe aspirador de pó no interior do veículo

É fundamental limpar o carro por dentro, principalmente passar o aspirador de pó, antes de começar a higienização do sistema de ar condicionado. É na própria cabine que o produto será expelido e as saídas do ar condicionado vão sugá-lo para higienizar o interior. Assim, a poeira não vai para dentro do mecanismo. 

Passo 3: ligue o ar condicionado na posição correta 

Ou seja: ventilação no máximo, temperatura mais baixa possível e com a circulação do ar interna ativada.  Depois de ligar o ar, feche os vidros.


Agora, é só retirar a trava do produto e deixa-lo próximo às saídas do ar condicionado – o sistema vai respirar os gases higienizadores e limpar tudo por dentro. 

Lembre-se de verificar as instruções da embalagem para saber por quanto tempo o químico deve agir – geralmente é de 15 a 30 minutos. Não fique no interior do veículo – deixe o produto lá dentro com o ar funcionando e as portas e vidros fechados.


Gostou do nosso miniguia? Confira muitas outras dicas sobre como cuida​r bem do carro que a Localiza Seminovos preparou para você! 



Fontes de pesquisa: Quatro Rodas, Auto Esporte, G1, Terra, Extra, YouTube (tutoriais mecânicos).